IMPACTO
.png)
Organização sem fins lucrativos em Jaboatão dos Guararapes
PROJETOS
1
Projeto Imagine
A proposta “Imagine” conforme as legislações vigentes, ancorada na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, foca suas ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para crianças de até 06 anos, sendo 2 grupos de 30 usuários, totalizando 60 crianças.
As atividades serão desenvolvidas em até 8 (oito) horas semanais, divididas em até 4 encontros por semana em 1(um) turno de 02 (duas) horas cada. A seguir estão descritas as atividades a serem desenvolvidas com o público direto do projeto, podendo ser encontrada também nas tabelas Programação das Atividades e Matriz de Avaliação do Projeto.
-
Oficina lúdica “Imagine”: O objetivo desta oficina é unir brincadeira, criatividade e exploração em uma atividade só. Por meio de técnicas metodológicas como brincadeiras orientadas, populares, adivinhação, desenho, pintura, modelagem, colagem, canto, dança, atividades esportivas, e jogos, além disso, a convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporciona a criança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como relacioná-la as demais produções culturais e simbólicas.
-
Oficina de leitura “Era uma vez”: Esta oficina visa proporcionar à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo por meio da contação de histórias e teatro de fantoche. Segundo Abramovich (1999) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. Assim, por meio da leitura e contação de histórias serão desenvolvidas habilidades de raciocínio e imaginação; ampliação do vocabulário; desenvolvimento do pensamento crítico.
-
Oficina do Cuidado: Atividades sociopedagógicas orientadas voltadas ao cuidado pessoal e higienização, saúde e bem-estar e garantia dos direitos na primeira infância.
2
Projeto Conexão em Ação - Criança
Através do Projeto Conexão em Ação - criança busca-se atender a meta de atendimento direto de 90 crianças e suas famílias, residentes do município do Jaboatão dos Guararapes/PE, que estejam inseridos em um contexto de desigualdades sociais, pobreza, exclusão social e fragilidade nos vínculos afetivos na família e nos demais espaços de socialização, no período de 12 meses de execução de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O público deste projeto é direcionado para crianças em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 07 e 12 anos, sendo um total de 90 usuários, e indiretamente suas famílias e/ou responsáveis.
O foco das atividades encontra-se em complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
As atividades grupais serão organizadas de modo que propicie momentos intergeracionais e a heterogeneidade, buscando-se ampliar as trocas culturais e vivenciais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Os grupos terão ainda atividades de caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Serão ofertadas atividades de Grupo Temático Conexão em Ação – Criança: O grupo é formulado com base na metodologia de roda de conversa, no qual serão trabalhadas temáticas sociais, de saúde, de educação, de direitos humanos, entre outras que se julgar necessárias. Oficina Artística “Fazendo Arte” (artes manuais); Oficina lúdica “Vamos brincar”; Oficina de leitura “Era uma vez”; Atividades externas de lazer; cultura e sociopedagógicas (passeios).





3
Projeto Conexão em Ação - Adolescente
Através do Projeto Conexão em Ação objetivamos fortalecer os vínculos familiares e comunitários de adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial. Visando oportunizar aos sujeitos a elaboração de seus projetos de vida, como também fortalecer o convívio familiar e comunitário, a fim de impulsionar a reconfiguração dos contextos familiares e o bem-estar social. As ações desta proposta estão embasadas nos serviços socioassistenciais de proteção social básica, na modalidade de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, para atender indivíduos (crianças e adolescentes) e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social no Município do Jaboatão dos Guararapes/PE.
O serviço organiza-se de modo a ampliar a 30 adolescentes as trocas culturais e vivenciais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Todas as ações da proposta buscam possibilitar a ampliação do universo informacional, pedagógico, artístico, esportivo e cultural dos adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã, visando vivências lúdicas para o alcance de autonomia e protagonismo social, a participação na vida pública do território e o desenvolvimento de competências para a compreensão crítica da realidade subjetiva, social e do mundo contemporâneo.
Um encontro semanal se configurará na execução da Oficina de Expressão: Atividades Pedagógicas, Culturais e Esportivas que permearão várias linguagens culturais, esportivas e de comunicação (dança, teatro, música, fotografia, capoeira etc.).
Já o outro encontro semanal será de Oficinas temáticas: Cidadania, empreendedorismo, mercado de trabalho e orientação profissional, meio ambiente, relações étnico raciais, uso de substâncias psicoativas, sexualidade, entre outras, por meio de dinâmicas de grupo, produção coletiva, jogos, elaboração de texto, leitura, pesquisa, roda de diálogo, palestras, brincadeiras orientadas, e atividades externas.
Os grupos tem ainda atividades de caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.



2
Projeto Longevidade
Através do Projeto Longevidade, a Impacto busca atuar na perspectiva da Proteção Social Básica, prevista no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, buscando prevenir situações de risco, através do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. “Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras)”. (PNAS, 2004).
Portanto, as ações da Impacto visam desenvolver um tipo de intervenção que, como propõe Sarriera (2004), busca transformações na vida cotidiana, espaço onde as histórias pessoais, grupais ou coletivas ocorrem e que, como sinaliza Espinosa (2004), se sustenta na prevenção e educação, na promoção e otimização, no fortalecimento dos recursos e potencialidades dos grupos e coletivos sociais.
O projeto foca suas ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para idosos com idade acima de 60 anos, sendo 3 grupos de 30 usuários, totalizando o atendimento a 90 pessoas idosas.
Todas as atividades voltadas para os idosos envolvem temáticas relacionadas a cidadania e várias linguagens culturais, esportivas e de comunicação, atividades manuais podendo envolver a geração de renda, e fortalecedoras da espiritualidade, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitárias.
As temáticas são trabalhadas por meio de oficinas ministradas nos grupos, sustentadas por técnicas de dinâmicas de grupo, produção coletiva, jogos, pesquisa, desenvolvimento de ações comunitárias, passeios socioeducativos, participação em eventos e espaços de defesa dos direitos dos idosos.
Desta forma, o serviço será realizado na modalidade de grupos, conforme orientações técnicas do serviço na Política Nacional da Assistência Social - PNAS, organizado a partir das necessidades individuais e subjetivas de cada sujeito e de cada grupo, de modo a complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Os usuários ainda tem disponíveis atendimentos individuais psicossociais, bem como encaminhamentos necessários a rede de garantia de direitos, conforme demanda apresentada. Durante as atividades é oferecido aos usuários alimentação/lanche balanceada conforme orientação previstas na segurança alimentar e nutricional, com alimentos em quantidade e qualidade suficientes, bem como prevendo-se hábitos alimentares sadios.
3
Projeto Legado
Execução indireta da Política Nacional da Assistência Social (PNAS) dos serviços socioassistenciais de proteção social especial de média complexidade, em medida socioeducativa (MSE) em meio aberto de liberdade assistida (LA) e prestação de serviço à comunidade (PSC), conforme preconiza as diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas, Lei de Nº 8.742/93); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei de Nº 8.069/90); Resolução de nº 119 de 11 de dezembro de 2006; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE, Lei de Nº 12.594/12); Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município do Jaboatão dos Guararapes – 2017/2026, com base na Resolução de nº 14 de 23 de novembro de 2016.
Com a evolução do sistema de garantia de direitos, foi instituído o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase (Lei de Nº 12.594/2012), que regulamenta a execução das medidas socioeducativas. Este sistema referenda as diretrizes do Estatuto, da PNAS e Norma Operacional Básica (NOB/SUAS/2004), sobre a natureza pedagógica da medida socioeducativa, priorizando-se aquelas executadas em meio aberto em detrimento das restritivas e privativas de liberdade.
Nesta perspectiva, as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) devem ser priorizadas conforme a proporcionalidade do ato infracional praticado. Este sistema de proporcionalidade baseia-se também nos acordos internacionais sobre direitos humanos dos quais o Brasil é signatário, bem como em bases éticas e pedagógicas.
Priorizou-se no Sinase a municipalização dos programas de meio aberto através da articulação de políticas intersetoriais em nível local, assim como já apontava a PNAS, visando a constituição de redes de apoio nas comunidades a fim de assegurar o direito à convivência familiar e comunitária.
Conforme prevê as legislações vigentes destinadas as medidas socioeducativas, a regionalização e municipalização da execução deve ser priorizada, sendo assim o município do Jaboatão dos Guararapes assume seu papel sediando 02 (duas) unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE. Quanto as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSEMA, a execução é mista (direta e indireta), tendo como coordenador e executor das ações o CREAS MSE (01 núcleo) e a execução das atividades de MSEMA de LA e PSC por 02 (duas) Organizações da Sociedade Civil - OSC.
A meta de atendimento direto total do “Projeto Legado” é de 96 usuários do Serviço de Medida Socioeducativa em Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC, voltados à execução para o público de adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude e suas famílias.
Por meio da parceria entre a Impacto e o apadrinhamento Anjos da Guarda está sendo ofertada, dede janeiro de 2022, a Oficina cultural e esportiva de capoeira, vinculada ao Projeto Legado. A atividade é ofertada semanalmente no Instituto, todas às terças-feiras no horário da manhã pelo Mestre Babuíno.








4
Energia do Futuro
O Projeto Energia do Futuro, financiado pelo Instituto Cooperforte, tem o propósito de transformar realidades socioeconômicas de jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos, por meio de iniciativas de qualificação profissional e social, na área de infraestrutura, através do curso de eletricista, visando a inserção dos treinandos no mundo do trabalho, ampliando a empregabilidade no mercado formal e informal.
O CURSO DE ELETRICISTA
Serão ofertadas 40 vagas, em dois cursos de eletricista, sendo 20 vagas para a turma da tarde e 20 vagas para a turma da noite.
Duração do Curso
Início: 03/09/2019
Término: 28/02/2020
Carga horária total: 260 horas
Módulos teóricos e prático:
MÓDULO I - Cidadania (40 horas)
MÓDULO II - Elevação Escolar (40 horas)
MÓDULO III - Específico de Eletricista (100 horas)
MÓDULO IV - NR10 (40 horas)
MÓDULO V - Vivência Prática (40 horas)
5
Projeto Rede Amiga
Através do Projeto Rede Amiga a equipe técnica do Impacto busca fortalecer a rede do Sistema de Garantia dos Direitos - SGD, especialmente as Organizações da Sociedade Civil - OSC´s ofertando assessoramento, cursos, seminários e palestras gratuitas na área da Assistência Social e Direito da Criança e do Adolescente, bem como em captação de recursos voltados ao terceiro setor.
6
Controle Social
A equipe técnica do Impacto busca fortalecer a Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, bem como a Política Nacional de Assistência Social. Para tanto, participa ativamente das reuniões dos Conselhos Municipais, visando a efetivação do controle social. Desta forma, utiliza como estratégia de ação a criação e o fortalecimento de capacidades de ampliação de mobilização e monitoramento no âmbito da sociedade civil. A Impacto está inscrita no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDDCA/JG e no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS.
7
Comunidade
O Impacto mantêm em suas ações a doação de gêneros alimentícios para a população em situação de vulnerabilidade social, visando minimizar as situações de pobreza e de fome. Para esta ação formaliza parcerias com empresas públicas e órgãos privados. Nosso principal parceiro é o Sítio Barreiras Fruticultura. Você ou sua empresa também podem se tornar um doador e ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Venha fazer parte do nosso quadro de doadores e parceiros!



